Daniel Gonzales

11 de jul de 2019

Golpistas roubam contas de Facebook com fake news sobre celebridades

Atualizado: 13 de jul de 2019

Fique atento e saiba como se prevenir do golpe, que usa falsas notícias sobre mortes

Empresas de segurança digital como a Avast e a Kaspersky lançaram novos alertas de golpes no Facebook que têm por objetivo o roubo de contas e de dados, numa prática conhecida como phishing.

Normalmente, os links maliciosos são espalhados por criminosos em publicações que contam com milhares de curtidas e interações. Como chamariz, fake news sobre supostas mortes de celebridades. Uma das "vítimas" foi Neymar.

COMO É O GOLPE

Quando o usuário clica sobre o link para ver as fotos, ele é redirecionado para uma página falsa do Facebook.

Nesta página, como se estivesse 'offline', o usuário é enganado para fazer o preenchimento com os dados de login e sua senha, que vão direto para as mãos dos criminosos.

COMO SE PREVENIR

Para se prevenir deste golpe - e de possíveis outras tentativas de fraude de roubo de dados, algumas dicas simples podem ser tomadas.

A principal delas é ativar um recurso nativo do próprio Facebook conhecido como autenticação de dois fatores.

Por meio deste recurso, sempre que uma nova tentativa de login for feita, o dono da conta deverá validá-la por meio de um código recebido por SMS ou um alerta recebido no próprio celular.

Se isso não acontecer, o login não será feito - e você tem controle total de onde e em quais dispositivos está logado no Facebook.

Ative em "segurança e login - autenticação de dois fatores - receber notificações de alertas sobre logins não reconhecidos".

VEJA MAIS

Instagram: @colunahightech

Facebook: facebook.com/colunahightech

Twitter: @colunahightech