Daniel Gonzales

2 de out de 2019

WhatsApp está testando mensagens que se autodestroem

Novidade apareceu em versão Beta (ainda não lançada) para o Android

Um recurso há muito tempo aguardado pelos usuários do WhatsApp, o de mensagens que se apagam sozinhas depois de um período, pode aparecer oficialmente nas próximas versões do aplicativo, pelo menos no Android.

Recurso ainda está em fase experimental

Foi o site WABetaInfo, especializado em vazamentos sobre o Whats, que divulgou a novidade. O site analisa versões Beta (de desenvolvimento) do app, decompila e analisa as linhas de código do software.

Foi em uma dessas versões (a 2.19.175) que o recurso foi descoberto, e ainda com duas opções a selecionar: destruir a mensagem automaticamente depois de cinco segundos ou depois de uma hora.

Confira a tela obtida pelo site ao lado, que mostra o recurso disponível, por enquanto, nas configurações de grupo.

Como o recurso, chamado em inglês de "disappearing messages" ainda está oculto para os usuários comuns, é possível que seja modificado e testado não só nos grupos mas também em conversas, privadas antes do lançamento.

Não há data nem informações sobre se o Whats vai disponibilizar a funcionalidade também no iOS.

Normalmente, os recursos novos são exaustivamente testados por alguns meses antes de serem liberados para o público em geral, como o possível compartilhamento de status que também vem sendo experimentado.