top of page
  • Foto do escritorDaniel Gonzales

5G chega ao Brasil na Claro, impulsionado pela tecnologia DSS da Ericsson

Primeira rede móvel comercial de quinta geração da América Latina já está funcionando em algumas regiões de São Paulo e Rio de Janeiro


A Ericsson, em parceria com a Claro, Motorola e a Qualcomm, anunciou a disponibilização da primeira experiência 5G aos consumidores brasileiros.


Por meio da tecnologia Ericsson Spectrum Sharing (ESS), também chamada de DSS (Dynamic Spectrum Sharing, ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro), clientes Claro de São Paulo e do Rio de Janeiro que tenham celulares que operam nas gerações anteriores, e os novos, que começarão a ser comercializados em breve e serão compatíveis com a nova rede 5G DSS, poderão usufruir dos benefícios da quinta geração das redes móveis, com conexões mais rápidas que as oferecidas pelo 4.5G e 4G convencional.



A solução ESS permite às operadoras iniciarem rapidamente a oferta de serviços 5G, ao compartilhar dinamicamente a infraestrutura de rede 4G já existente, como rádios e antenas. Na prática, a rede se torna inteligente: se houver usuários com smartphones das gerações atuais, ela entrega 4G. Se tiver alguém com celular 5G, a rede identifica e oferece a quinta geração. Tudo dinamicamente e de maneira automática.


Num primeiro momento, o modelo 5G DSS vai permitir velocidades de navegação até 12 vezes superiores aos padrões atuais, atingindo em torno de 400 megabits por segundo. Para usufruí-las, os clientes deverão dispor de um smartphone compatível com o 5G.


A chegada do 5G DSS é o primeiro passo para a digitalização do País e reflete o pioneirismo da Ericsson e nosso compromisso em contribuir com o avanço tecnológico no Brasil. Hoje somos a empresa responsável pelo maior número de redes 5G ativas no mundo, com 45 no total espalhadas em 25 países. O 5G no Brasil traz um avanço importante para a implantação dessa tecnologia no país e estamos orgulhosos em liderar esse movimento, em conjunto com a Claro”, explica Eduardo Ricotta, Presidente da Ericsson para o Cone Sul da América Latina.


APRESENTAÇÃO OFICIAL


A tecnologia 5G DSS foi oficialmente apresentada em São Paulo, em um evento no estádio Allianz Parque, conectado já pela nova rede.


O podcast High Tech desta semana trouxe os principais pontos de destaque da apresentação. Clique aqui para ouvir e aproveite para assinar o nosso feed no Spotify.


E aqui você pode assistir à apresentação:


SMARTPHONES


A Motorola está lançando no mercado nacional dois celulares que poderão ser adquiridos desde já, os modelos Edge e Edge+, que funcionam com sistema operacional Android.

O Motorola Edge, compatível com o 5G brasileiro

Ambos são dotados de processadores Qualcomm de última geração, da linha Snapdragon, o 765 e o 865, respectivamente, que além de proporcionarem ótimo desempenho são compatíveis com as redes de quinta geração.


O modelo Edge é um intermediário premium com 6 GB de RAM, 128 GB de memória interna e conjunto de câmera triplo com a lente principal de 64 megapixels.


Já o Edge+ é um topo de linha com 12 GB de RAM, 256 GB internos e conjunto traseiro de quatro lentes, sendo a principal de 108 megapixels.


LEILÃO


É importante destacar que o leilão da Anatel, a ser realizado no ano que vem, disponibilizará às operadoras faixas de frequência específicas para o 5G. Com isso, será adicionado o espectro de 3,5 GHz e as faixas de onda milimétricas, com maior capacidade de banda, para atender a aplicações mais críticas e que exijam mais velocidade. Aí sim o Brasil terá o 5G "full" em funcionamento.


Além de abrir o caminho para diversos aplicações em negócios em ambientes das cidades, industriais, educacionais, de saúde, domésticos, dispositivos de internet das coisas, entretenimento, agronegócio, etc essas faixas contarão com bandas de frequência mais largas, possibilitando a plena velocidade de navegação e a exploração da capacidade total da quinta geração, para todos os tipos de usuários.


ONDE O 5G JÁ VAI FUNCIONAR*


A primeira rede 5G da América Latina, inicialmente, estará disponível em São Paulo (na Avenida Paulista e Jardins, e, depois nos bairros Campo Belo, Vila Madalena, Pinheiros, Itaim, Moema, Brooklin, Vila Olímpia, Cerqueira César, Paraíso, Ibirapuera e Santo Amaro.


No Rio de Janeiro, funcionará em Ipanema, Leblon e Lagoa, e, mais tarde, nos bairros do Leme, Barra da Tijuca, Jardim Oceânico, Joá, São Conrado e Copacabana. Posteriormente, essas áreas de cobertura serão expandidas para outros bairros e cidades.


*Fonte: operadora Claro. O sinal deve ser ativado a partir de 13/7/20


Saiba mais sobre o 5G clicando aqui.

bottom of page