top of page
  • Foto do escritorDaniel Gonzales

Alerta: cibercriminosos se aproveitam das guerras do streaming para atacar usuários

Novo relatório da Kaspersky revela que Netflix e a série 'The Mandalorian' foram as iscas mais usadas pelos cibercriminosos para disseminar ameaças


Quando se trata de disfarçar arquivos maliciosos com nomes de plataformas e conteúdos populares de streaming, as iscas mais usadas pelos cibercriminosos são Netflix e The Mandalorian (uma série original da Disney+).


Entre janeiro de 2019 e 8 de abril de 2020, mais de 5.000 usuários das soluções de segurança Kaspersky receberam algum tipo de ameaça ao tentar acessar o site da provedora norte-americana por meio de arquivos fraudulentos.


Este gráfico mostra o número de usuários infectados ao tentar obter acesso a streaming por meios não oficiais

No total, foram detectadas mais de 22.000 tentativas de infecção que usavam o nome da Netflix como isca. The Mandalorian foi o programa original em plataformas de streaming mais explorado para envio de itens maliciosos, com um total de 1.614 usuários expostos e 5.855 tentativas de infecção registradas.

PHISHING CHEGA PELO STREAMING

Com a crescente popularidade dos serviços de streaming, essas plataformas e seus programas originais são cada vez mais usados por cibercriminosos para disseminar ameaças. A Kaspersky detectou uma série de ataques de phishing que tinha como objetivo coletar credenciais de contas, informações financeiras ou fazer com que os usuários baixassem diversas ameaças, inclusive adware e malware .

As constatações são do novo relatório da Kaspersky intitulado The Streaming Wars: A Cybercriminal’s Perspective (ou A Guerra Streaming sob a Perspectiva dos Cibercriminosos).


Netflix virou principal isca: nunca acesse por meios não oficiais

Nele, os pesquisadores da Kaspersky examinaram o cenário de ciberameaças de cinco grandes plataformas de streaming (Hulu, Disney+, Netflix, Apple TV +, Amazon Prime Video), no período de janeiro de 2019 a 8 de abril de 2020.


A análise detectou que 5.577 usuários foram expostos a diferentes ameaças ao tentar acessar essas plataformas de forma não oficial, por meio de arquivos que usavam os seus nomes, sendo a Netflix a isca mais usada. No total, houve 23.936 tentativas de infectar esses usuários.


CINCO ISCAS PRINCIPAIS


Os pesquisadores da Kaspersky também examinaram as ciberameaças associadas ao conteúdo original desses provedores.


Ao investigar 25 programas originais nas cinco plataformas acima, descobriram que os cinco programas mais usados como isca são: 1) The Mandalorian (Disney+), 2) Stranger Things (Netflix), 3) The Witcher (Netflix), 4) Sex Education (Netflix) e 5) Orange is the New Black (Netflix). DICAS


Para se prevenir:


• Sempre que possível, acesse as plataformas de streaming usando sua própria assinatura paga pelo site ou aplicativo baixado de lojas oficiais;


• Não baixe nenhuma versão não oficial ou modificada dos aplicativos dessas plataformas;

• Use senhas fortes e diferentes para cada uma de suas contas e de preferência não utilizadas em nenhum outro serviço na internet. LEIA MAIS + Acompanhe o Instagram da Coluna High Tech + Ouça e assine nosso podcast + Siga High Tech no Twitter

bottom of page