• Daniel Gonzales

Apple anuncia iOS 13 com várias melhorias, sistema próprio para o iPad e fim do iTunes

Entre as novidades lançadas pela empresa da maçã em sua conferência anual, um novo 'modo escuro' no iOS, app de mapas e mensagens redesenhado, nova voz para a assistente virtual Siri - e até o fim do iTunes

Nesta terça-feira, na sua conferência anual de desenvolvedores, a WWDC, a Apple anunciou a nova versão do seu sistema operacional móvel, o iOS 13, que deve ser lançada em meados de setembro, juntamente com os novos iPhones da linha 2019.


Ao mesmo tempo, a gigante anunciou um sistema operacional próprio para um de seus mais aclamados dispositivos, o iPad - chamado de iPadOS, para melhorar as funcionalidades de produtividade do tablet.


A empresa também está descontinuando o iTunes, software criado originalmente como suporte a biblioteca de músicas para o iPod e que serve para a sincronização de apps nos dispositivos móveis da Apple.


São muitas as novidades do iOS 13. A nova atualização do sistema operacional estará disponível para iPhones a partir do 6S, iPad Pro, iPad Air 2 e iPad Mini 4. Confira:


MODO ESCURO

O iOS 13 terá um "Dark Mode" suportado automaticamente pelos aplicativos padrão da Apple. Desenvolvedores também poderão integrar esse modo a seus apps. Tal como no Android, o modo escuro poderá ser ativado automaticamente, em determinados horários do dia. Para os iPhone com telas OLED (como o X, entre outros modelos), o uso do modo escuro pode prolongar a duração da bateria.


Novo modo escuro permite economia de bateria - e mais conforto aos olhos

MAIS RAPIDEZ

A nova versão do sistema operacional também será mais rápida - segundo a Apple, o desbloqueio facial deve levar 30% menos tempo. A Apple vai reduzir o tamanho dos downloads dos aplicativos, resultando em atualizações menores. Uma nova forma de leitura dos arquivos deve melhorar o desempenho geral.


NOVO TECLADO

O teclado integrado da Apple adquiriu funcionalidade de digitação com o modo de "arrastar o dedo", tal como no Android.


E-MAIL 'FAKE' PARA LOGIN

Sabe aqueles sites e apps que exigem um e-mail para que você faça login para poder baixar algum conteúdo o ter acesso a alguma notícia? Para tentar reduzir a quantidade de spam na internet, o iOS 13 terá uma inédita funcionalidade de geração de e-mails aleatórios. Caso você deseje, a Apple enviará ao aplicativo uma ID aleatória exclusiva. Se um aplicativo exigir seu endereço de e-mail, você poderá optar por fornecer seu e-mail real ou aleatório criado automaticamente pela Apple para você com encaminhamento interno para seu endereço eletrônico real.


MELHORIAS EM APPS PADRÃO

Os aplicativos integrados da Apple também receberão atualizações. O Google Maps terá uma nova interface do usuário, com uma barra na parte inferior que permite armazenar e navegar facilmente até os favoritos. Ele também terá o Look Around, que é basicamente a versão da Apple do Street View do Google. O aplicativo Mapas também recebe um mapa totalmente novo, com uma melhor cobertura de estradas, melhores dados de pedestres, endereços mais precisos e cobertura de terra mais detalhada.


Mapas ganharão função 'look around'

Em fotos, a interface de edição foi redesenhada, e há uma nova visualização de fotos padrão. Imagens duplicadas e figuras como capturas de tela serão automaticamente mostradas separadamente, graças à inteligência artificial. Você poderá navegar por várias visualizações, por dia ou por mês, por exemplo, e reproduzir vídeos automaticamente. Na parte de edição, filtros e efeitos poderão ser aplicados mais facilmente.


A assistente virtual Siri vai ganhar uma voz nova, melhor, menos robótica e também ficará um pouco mais inteligente. Quando você está usando os fones 'AirPods', ela lerá mensagens para você quando elas chegarem, e você pode responder no local, via voz. A Siri agora poderá tocar rádio ao vivo de mais de 100.000 estações em todo o mundo. Também haverá a possibilidade de você criar seus próprios atalhos com funções para a Siri.


Teclado com função de deslizar o dedo, logins com e-mails direcionáveis e nova cara do app 'fotos'

OUTRAS MELHORIAS

O compartilhamento de áudio permitirá que você divida o áudio do seu telefone com o de um amigo, tocando nos dispositivos juntos.


O aplicativo Arquivos poderá compartilhar pastas com o iCloud Drive e acessar arquivos de cartões SD e pendrives.


IPAD GANHA NOVO SISTEMA E ITUNES ACABA O iPad terá um sistema operacional próprio, separado do iOS, que ficará reservados aos iPhones e iPods. Chamado de iPadOS, ele vem com alguns recursos novos, focados em produtividade.


A nova tela inicial do iPadOS

Em primeiro lugar, a tela inicial foi redesenhada, para exibir mais ícones por fileira, permitindo aproveitar melhor a área disponível no dispositivo. Também haverá a possibilidade de agregar 'widgets' com informações úteis.


A Apple também incluiu um novo modo flutuante, tornando possível exibir um app dentro de uma janela sobre outro aplicativo já aberto, favorecendo a produtividade para uso contínuo.


Ainda serão melhorados o browser Safari, que ganhou novas funções de download e atalho, haverá novos gestos de copiar e colar e, para quem usa as versões 'pro' do tablet, o suporte à caneta, a Apple Pencil, será mais eficiente, com menor tempo de latência.


Para finalizar a imensa lista de novidades do dia, o iTunes vai acabar - a Apple já começou a desativar as contas do software nas redes sociais e a nova versão do MacOS para computadores, a Catalina, também anunciada na WWDC, já virá sem ele.


O aplicativo foi desmembrado em três novas funções: TV, Podcast, e Música. Cada um funcionará de forma independente. 



  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

Receba nossas atualizações

© 2019 por High Tech - Informação de Tecnologia.