
Daniel Gonzales
Confira a lista das novidades do Android 10
Atualizado: 7 de set. de 2019
Nova versão do sistema operacional móvel mais popular do mundo foi lançada com mais de 50 modificações
O Android 10 chegou! O Google lançou oficialmente a nova versão do sistema operacional nesta terça-feira, 3 de setembro, muitas novidades. O Android 10 (ou Q), que pela primeira vez não tem nome de doce, vem com mais de 50 novos recursos, e já chegou aos smartphones da linha Pixel, marca própria do Google, não comercializados oficialmente no Brasil.

As mudanças são muitas, entre novos recursos e melhorias de segurança e privacidade.
Confira algumas das principais novidades:
- Suporte nativo a 5G: mais de 20 operadoras no mundo devem lançar, neste ano, suas redes de quinta geração, de altíssima velocidade. No Brasil, a novidade desembarca em 2021. O Android 10 já terá suporte embarcado a essa tecnologia.
- Modo escuro: se ativado, a interface ganha tons de cinza e preto, cujo suporta também foi melhorado em apps nativos do Google, como o Calendar e o Chrome. Útil para descansar os olhos e poupar bateria.

- Aprendizado de máquina e inteligência artificial: com estes recursos, o Google pretende tornar a vida do usuário mais fácil, fazendo com que o smartphone se antecipe a ações que seriam executadas. Por exemplo: se um link de mapa for recebido por mensagem, o celular vai perguntar se o dono deseja abrir o local no Maps.
- Smart Reply: semelhante ao descrito acima, o recurso vai sugerir respostas a mensagens recebidas, com base em aprendizado.
- Novos gestos de navegação: para voltar e abrir menus, deslizar por barras de tarefas e fechar notificações.
- Compatibilidade com telas dobráveis: com foco em multitarefas e aproveitamento da tela, para dispositivos como o Samsung Galaxy Fold e Huawei Mate X.
- Live Caption: o recurso gera legendas automaticamente para qualquer vídeo ou áudio sendo executado no smartphone, focado em usuários com deficiência auditiva.

- Modo Focus: um dos recursos mais interessantes. Ele vai mostrar quanto tempo é gasto em cada app, possibilitar a programação de um tempo específico para uso e ainda pode ser usado como controle parental, impedindo o acesso de certos apps por meio de senha.
Nos próximos dias, os fabricantes OnePlus, Xiaomi, ASUS, Huawei, TecnoMobile, Sony, Nokia, Oppo, LG, Essential, Vivo e Realme devem começar a distribuir o Android 10 para seus smartphones top de linha. As demais marcas devem demorar um pouco mais.
VEJA MAIS
Instagram: @colunahightech
Facebook: facebook.com/colunahightech
Twitter: @colunahightech