top of page
  • Foto do escritorDaniel Gonzales

Conheça alguns recursos da nova versão do Android, a 'Q'

Em agosto, Google deve liberar ao público nova versão do sistema operacional mais utilizado em todo o mundo, em dispositivos móveis


A versão 10 do sistema operacional Android, ainda conhecida apenas pelo codinome 'Android Q' sucederá a atual Android Pie (9.0) e atualmente se encontra em fase de testes beta, desde que foi anunciada e liberada para desenvolvedores, em abril.



Como sempre, não serão todos os smartphones que receberão a atualização, que ficará restrita aos aparelhos mais potentes de cada fabricante (a atualização também depende da localização e das operadoras).


O QUE HÁ DE NOVO


Alguns recursos novos presentes no Android Q são:


Multitarefas em 'bolhas'

Tal como as bolinhas de conversa flutuantes do Facebook Messenger - que você pode tocar a qualquer momento para voltar para o papo. É assim que vão funcionar as tarefas múltiplas. Inicialmente, qualquer aplicativo do Google poderá ser minimizado desta forma e ficará disponível para ser acessado assim. Mas o código poderá ser adotado por qualquer desenvolvedor de aplicativos. As 'bolhas' com conteúdo diverso poderão ser abertas sobre qualquer app que estiver na tela.


Modo escuro em todo o sistema

Trata-se da atualização de um recurso já visto no Android 9, chamado agora de 'dark theme'. Você poderá ativar a qualquer momento a partir da barra de notificações, em horários programados ou em modo de economia de bateria, pois as modernas telas OLED gastam menos quanto mais escuras forem as imagens exibidas.


Modo escuro em todo o sistema operacional

Novos recursos de privacidade e segurança

Os usuários terão mais controle sobre o acesso do aplicativo a informações de localização, arquivos compartilhados e repositórios, como fotos e vídeos. Outra mudança útil: em vez de os aplicativos alternarem automaticamente o foco quando eles têm uma atividade em segundo plano (como um alarme ou uma ligação), os desenvolvedores podem optar por enviar primeiro as notificações de alta prioridade.


Updates com mais frequência O Google está abrindo a possibilidade de pequenos updates de segurança, com correções pontuais, serem baixados diretamente do Google Play, e instalados assim que o celular for reiniciado. Esses pequenos módulos serão usados também por jogos e outros apps para correções e lançamentos de novas fases, por exemplo.


5G

O Android Q tem alguns recursos específicos para as novas redes móveis ultrarrápidas 5G. Novas APIs permitirão que os aplicativos detectem a taxa de conexão e a latência do usuário, oferecendo melhor experiência.



MEU SMARTPHONE VAI RECEBER A ATUALIZAÇÃO?


Por enquanto, a lista preliminar de smartphones que podem receber o Android Q é pequena - a atualização depende de cada fabricante adaptar a versão a seus aparelhos. Confirmados, já aparecem:


Google Pixel 3

Google Pixel 3 XL

Google Pixel 3a

Google Pixel 3a XL

Google Pixel 2

Google Pixel 2 XL

Google Pixel

Google Pixel XL

Asus Zenfone 5Z

Essential Phone

Huawei Mate 20 Pro

LG G8

Nokia 8.1

OnePlus 6T

Oppo Reno

Realme 3 Pro

Sony Xperia XZ3

Techno Spark 3 Pro

Vivo X27

Vivo Nex S

Vivo Nex A


bottom of page