top of page
  • Foto do escritorDaniel Gonzales

ESPECIAL: tecnologia e educação andam juntas; conheça as novidades

Atualizado: 25 de jul. de 2019

Segundo semestre já começou: os apps, startups e plataformas que dão uma mãozinha a alunos, pais e educadores


O segundo semestre chegou, e nele as atividades escolares aumentam consideravelmente. Que tal contar com a ajuda da tecnologia? Estudantes, pais e educadores têm muitas soluções interessantes, com a ajudinha da tecnologia, à disposição.

Provas para concurso público ou faculdade, rematrículas, atividades escolares são alguns dos principais acontecimentos para os estudantes e pais que podem contar com o auxílio de aplicativos e plataformas para garantir os melhores resultados e até a otimização de tempo em alguns casos.


Nesse sentido o celular pode ser grande facilitador, segundo o estudo KPCB, Internet Trends 2015 – Code Conference. A geração Y verifica seus telefones mais de 157 vezes por dia e 78% dos Millennials estão gastando mais de duas horas todos os dias usando o smartphone.


NOVIDADES


AGENDA EDU: Startup de educação que integra alunos, pais e escolas por meio do seu app e ajuda na comunicação entre todas as partes, a fim de fortalecer a relação entre família e escola, contribuindo para a melhoria do aprendizado.


Agenda Edu: conexão de alunos, professores e pais

Ele permite que os professores enviem as atividades separadas por disciplinas, planejamento de aulas, comunicados e as lições de casa para diferentes turmas de uma única vez. Além disso, ajuda a agilizar e organizar a saída dos alunos da escola, aumentando a segurança e diminuindo o trânsito no entorno da escola, pois os responsáveis conseguem avisar com antecedência que estão chegando.


QRANIO: é uma plataforma mobile de aprendizagem que usa a gamificação para estimular os usuários a se envolver com conteúdos educacionais em todos os momentos.


Qranio: gamificação e educação

Por meio de um quiz livre, mas muito assertivo, é possível aprender de maneira mais leve. Além disso, no aplicativo também existem as trilhas de aprendizado, entre elas a do ENEM, que possuem um método de espaço e repetição para aproveitar ao máximo o efeito de espaçamento e validam o que foi aprendido com testes que visam fortalecer o conhecimento, antes que o usuário venha a esquecer.


O Qranio recompensa os usuários a cada resposta correta com moedas virtuais de conhecimento (os Qi$), que podem trocadas por prêmios reais na loja virtual do app e está disponível gratuitamente para Android e iPhone.


LUMENBOX – Visando unir o mundo dos Games e dos Livros para criar uma nova experiência de aprendizado interativa e sensorial, a startup acelerada pelo InovAtiva Brasil criou os gamebooks.


Lumenbox: aprender brincando

Com eles é possível aprender história, ciências, anatomia e muitas outras matérias de forma divertida e instigante. Para virar a página do e-book, por exemplo, é preciso passar por desafios relacionados ao conteúdo que está sendo estudado.


Todos os dados obtidos com o uso do gamebook são guardados pelo aplicativo e utilizados para alimentar relatórios de desempenho do estudante, auxiliando professores, pais e tutores a acompanharem a evolução do aluno em diferentes disciplinas.


ESCRIBO – A startup é a desenvolvedora de 230 jogos pedagógicos que motivam as crianças para aprender mais e podem ser personalizados para atender às necessidades das diferentes escolas.


Escribo: jogos educativos

A cada partida, são gerados indicadores de aprendizagem para que os pais e educadores acompanhem a evolução de cada turma e de cada estudante.


A tecnologia já está em uso em cerca de 85 escolas municipais e em expansão internacional. Recentemente, inclusive, passou pelo StartOut Brasil Ciclo Miami para levar sua tecnologia aos Estados Unidos.


KIDSA- Único aplicativo no Brasil que fornece curso de inglês completo na primeira infância, voltado para a Geração Alpha, nascida a partir de 2010 e inserida no meio digital desde o nascimento.


Kidsa: curso de inglês

Oferece 12 níveis de evolução, 72 módulos e certificação em 4 níveis de aprendizado. O conteúdo do Kidsa é produzido por educadores, professores de línguas e profissionais especializados no entretenimento infantil.


ESTUDANTE HEROI – A startup apoia e motiva estudantes de todo o país, disponibilizando a impressão e encadernação de apostilas, além de artigos e dicas sobre desenvolvimento profissional.


Estudante Heroi: apostilas e dicas grátis

Também divulga oportunidades de estágio e trainee, tudo gratuitamente. Para as empresas, oferece uma ótima oportunidade de marketing segmentado, uma vez que se posiciona como a nova mídia para marcas que desejam se conectar com jovens talentos universitários.


VEJA MAIS

Instagram: @colunahightech

bottom of page