top of page
  • Foto do escritorDaniel Gonzales

Estudo aponta as 10 tendências de consumo de tecnologia para 2030

Anos 2030 devem trazer a era da internet dos sentidos, de acordo com pesquisa divulgada pela Ericsson


Os consumidores esperam que uma variedade de serviços benéficos da tecnologia conectada, interagindo com nossos sentidos de visão, audição, paladar, olfato e tato, seja realidade plena até 2030. As previsões dos consumidores sobre a Internet dos Sentidos estão entre as expectativas destacadas na 9ª edição do relatório ConsumerLab Hot Consumer Trends, feito e divulgado pela Ericsson.


A Internet dos Sentidos será habilitada por tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR), 5G e automação. Os consumidores preveem que, até 2030, as experiências baseadas em telas competirão cada vez mais com as multissensoriais, que serão quase inseparáveis da realidade.

AS PREVISÕES


Com base em uma pesquisa abrangente, o relatório Hot Consumer Trends 2030 do ConsumerLab representa as expectativas e previsões de 46 milhões de early technology adopters (pessoas que começam a usar uma tecnologia assim que ela se torna disponível).

Os principais fatores para a Internet dos Sentidos incluem entretenimento imersivo e compras on-line, a crise climática e a correspondente necessidade de minimizar o impacto climático.

Pernilla Jonsson, chefe do Ericsson Consumer & IndustryLab e coautora do relatório, diz: "Estamos falando de uma mudança que define a era da atual conectividade à Internet baseada em smartphones para experiências imersivas resultantes da conexão de nossos sentidos. Este relatório explora o que isso pode significar para os consumidores, com óculos de Realidade Aumentada como ponto de entrada. Não esperávamos ver até que ponto os consumidores já contemplam grandes mudanças na rotina, impulsionadas pela conectividade sensorial por meio da Inteligência Artificial (AI), Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA), 5G e automação".


Michael Björn, chefe da Agenda de Pesquisa do Ericsson Consumer & IndustryLab e co-autor do relatório, comenta: "Muitas vezes imaginamos o futuro como um desenvolvimento linear a partir de hoje. Mas já precisamos considerar quais oportunidades e desafios trarão um mundo onde todos os sentidos humanos serão digitalizados.

"Por exemplo, poderia desempenhar um papel significativo na ação climática e na redução da pegada de carbono. Muitas atividades podem ser digitalizadas para reduzir seu impacto climático. Você pode ir trabalhar, tirar férias e viajar pelo mundo, tudo em sua casa".

"A Internet dos sentidos também estimulará o debate sobre a privacidade individual. Por exemplo, possível preocupação pública de que nossos sentidos possam ser manipulados para comprar itens ou serviços. As pessoas esperam que as proteções e garantias necessárias sejam implementadas. "

AS TENDÊNCIAS


As 10 principais tendências de consumo para 2030 - Internet dos sentidos são:

01. Seu cérebro é a interface do usuário Cinquenta e nove por cento dos consumidores acreditam que poderemos ver as rotas dos mapas nos óculos de realidade virtual simplesmente pensando em um destino.

02. Parece comigo Usando um microfone, 67% acreditam que serão capazes de captar a voz de alguém de forma realista para enganar até os membros da família.

03. Qualquer sabor que você quiser Quarenta e cinco por cento preveem um dispositivo para a boca que aprimora digitalmente tudo o que você come, para que qualquer alimento possa ter o sabor do seu petisco favorito.

04. Aroma digital Cerca de 6 em cada 10 esperam poder visitar florestas ou campos digitalmente, inclusive experimentando todos os cheiros originais desses lugares.

05. Toque total Mais de 6 em 10 esperam smartphones com telas que transmitem a forma e a textura dos ícones e botões digitais que estão pressionando.

06. Realidade mesclada Os mundos dos jogos de realidade virtual são previstos por 7 em 10 como indistinguíveis da realidade física até 2030.

07. Verificado como real As "Fake News" podem ser finalizadas: metade dos entrevistados afirma que os serviços de notícias que apresentam extensas verificações de fatos serão populares até 2030.

08. Consumidores pós-privacidade Metade dos entrevistados são "consumidores pós-privacidade": eles esperam que os problemas de privacidade sejam totalmente resolvidos para que possam obter com segurança os benefícios de um mundo orientado por dados.

09. Sustentabilidade conectada Serviços baseados na Internet dos Sentidos tornarão a sociedade mais ambientalmente sustentável, de acordo com 6 em 10 entrevistados.

10. Serviços sensoriais Quarenta e cinco por cento dos consumidores antecipam shoppings digitais, permitindo que eles usem todos os cinco sentidos ao fazer compras.

As informações do relatório são baseadas nas atividades globais de pesquisa do Ericsson ConsumerLab,abrangendo mais de 24 anos. Ele se baseia principalmente em dados de uma pesquisa on-line realizada em outubro de 2019 com usuários avançados da Internet em 15 cidades do mundo: Bangcoc, Nova Dehli, Jacarta, Johannesburgo, Londres, Cidade do México, Moscou, Nova York, São Francisco, São Paulo, Xangai, Cingapura, Estocolmo, Sydney e Tóquio.

Links relacionados:

bottom of page