• Daniel Gonzales

Google anuncia novidades para o Brasil

Wi-fi grátis e produtos para casas inteligentes estão entre os lançamentos


O Google anunciou um pacote de novidades para o país no já tradicional Google for Brasil, evento que ocorre anualmente e no qual a gigante da internet revela seus projetos e investimentos do ano. Entre os destaques para 2019, anunciadas em evento ocorrido no Memorial da América Latina, na capital paulista, o Google revelou que o Brasil se tornará o oitavo país do mundo a contar com sua internet wi-fi e gratuita chamada Google Station.


Evento em São Paulo mostrou novidades do Google

Também foram mostrados produtos acessíveis para smart homes (casas inteligentes), que poderão ser acionados pelo Google Assistente, em parceria com a empresa brasileira Positivo, além de um celular simples (feature phone), com o sistema operacional Kai OS e também compatível com o Assistente.


Completaram o pacote novos produtos do buscador em tempo real para os fãs de futebol, melhorias na plataforma que concentra os principais recursos do Google, o Google Shopping, investimentos em projetos de produção de conteúdo noticioso e educacionais, novas ferramentas para negócio, desenvolvimento de games e lançamento de iniciativas culturais, como uma retrospectiva do pintor e escultor Cândido Portinari, com mais de 5.000 de suas obras digitalizadas, entre outras iniciativas.


Confira algumas das novidades:


GOOGLE STATION


Anunciada pessoalmente pelo presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, o Google Station é um projeto que leva internet sem fio de alta velocidade e qualidade para locais públicos, de modo a democratizar o acesso. É tudo de graça - 80 pontos já funcionam em São Paulo, em parques, praças e estações de trem e metrô. Centenas devem ser implementados em todo o Brasil até o fim de 2020, permitindo que "milhões" de pessoas acessem a rede grátis, segundo o Google.


Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, anuncia o Google Station

High Tech testou a novidade no local, e a facilidade de acesso, bem como a rapidez na navegação, surpreenderam. Para usar, basta ir ao menu de wi-fi do celular, selecionar a rede e entrar com o número do DDD e telefone. Um SMS é enviado com um código de acesso. Basta digitar e pronto, a conexão está feita e vale por meia hora.


Ao contrário das redes públicas gratuitas, normalmente lentas e cheias de restrições para conteúdo, a do Google permite até mesmo streaming de música e vídeo em alta resolução, sem engasgos.


GOOGLE ASSISTENTE E NOVOS PRODUTOS


A meta é tornar o assistente mais acessível para os brasileiros. Tecnologia até então considerada cara, e com poucos produtos disponíveis, a smart home (ou casa inteligente) ganhou uma linha de produtos da brasileira Positivo, entre lâmpadas, alarme, plugue para tomada, câmera e sensores, todos dotados de comandos de voz por meio do Google Assistente, com preços partindo de R$ 99.


Nova linha de produtos para smart homes

A ideia é que os consumidores possam montar suas smart homes com os produtos, que obedecerão comandos de voz (acenda a luz, ligue a TV, acione determinado eletrodoméstico, etc). Os dispositivos chegam às lojas físicas e virtuais até o fim do mês.


Entre a gama de produtos compatíveis com o Google Assistente, foi mostrado um celular simples, também da Positivo, rodando o sistema Kai OS, mas com um botão compatível com a plataforma e comandos de voz. Vai custar R$ 279.


FUTEBOL E GOOGLE


Informando que milhões de brasileiros buscam por "futebol" na plataforma, o Google lançou novas funcionalidades para os fãs do esporte. São elas:


Tabela em tempo real: quando se procurar pela tabela de classificação de um determinado campeonato, como o Brasileirão, por exemplo, ela vai ser exibida em tempo real, de acordo com os placares dos jogos naquele exato momento. Por exemplo, se determinada combinação de resultados de jogos em andamento estiverem colocando seu time em primeiro lugar, ele vai aparecer em primeiro na classificação, mesmo que as partidas ainda não tenham terminado.


Placares em tempo real, na tela do celular

Assinatura de time: pelo Google, agora vai dar para se inscrever e receber atualizações e notificações sobre sua equipe. Basta procurar no Google e tocar em "seguir"


Placares por meio de widgets na tela do celular: a ferramenta, que já está em funcionamento, possibilita acompanhar até três jogos em tempo real, com pequenos placares permanentemente exibidos na tela inicial do smartphone (disponível apenas para Android). Basta pesquisar a partida desejada, clicar e arrastar, para fixar o placar.

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

Receba nossas atualizações

© 2019 por High Tech - Informação de Tecnologia.