top of page
  • Foto do escritorDaniel Gonzales

Google exclui da loja Android 238 apps que tinham vírus

Atualizado: 5 de jun. de 2019

Se seu smartphone estiver apresentando um comportamento estranho, como mostrar anúncios e vídeos sem permissão, você pode ter sido vítima destes aplicativos maliciosos


Nada menos do que 238 aplicativos que ficaram disponíveis por sete meses na Google Play para download por quem tem um celular rodando Android foram descobertos usando códigos maliciosos - e removidos pelo Google da plataforma. Juntos, os apps maliciosos superam a marca de 440 milhões de downolads.


Apps maliciosos ficaram disponíveis por meses até serem flagrados

Foram pesquisadores do provedor de segurança móvel Lookout que descobriram as linhas de código maliciosas nos apps e deram o alarme. Os apps carregavam um adware (software malicioso criado para exibir anúncios sem permissão) chamado de BeiTaAd.


De acordo com testes feitos pelos pesquisadores, os apps se comportavam de maneira normal assim que instalados, não despertando nenhuma suspeita. No entanto, começavam a rodar uma contagem de tempo de forma oculta, que fazia com que, 24 horas depois, o smartphone começasse a exibir vídeos, reproduzir áudios ou mostrar anúncios irritantes de maneira aleatória, até mesmo nos momentos em que o aparelho estivesse com tela desligada, no modo de espera.


CÓDIGO ESCONDIDO


Segundo os especialistas da Lookout, todos os apps foram publicados por uma mesma empresa, chinesa, chamada de CooTek, tendo sido desenvolvidos por diversas outras empresas.


Ainda de acordo com eles, os programadores "fizeram esforços" para ocultar as linhas de código que levavam aos comportamentos estranhos no meio da programação dos apps, o que evidencia ainda mais o caráter malicioso dos aplicativos.


Assim que informado, o Google removeu todos os apps da Google Play.


Os apps mais baixados dentre os infectados são os seguintes:


TouchPal Keyboards Pro, 5 milhões de downloads

Abs Workout, 10 milhões de downloads

Color Screen, 50 milhões de downloads

Drink Water Reminder, 10 milhões de downloads

Horoscope Prediction, 5 milhões de downloads

Smart Radio FM, 1 milhão de downloads


bottom of page