top of page
  • Foto do escritorDaniel Gonzales

Hackers atacaram empresas 22 milhões de vezes nos últimos 7 dias em todo o mundo

Mais de 63% dessas tentativas de hackers foram ataques de malware


Segundo dados compilados e analisados ​​pela Atlas VPN, os hackers atacaram as empresas mais de 22 milhões de vezes durante a última semana em todo o mundo. Mais de 63% dessas tentativas de hackers foram ataques de malware.


O malware é um tipo de software que tende a roubar arquivos dos usuários ou criptografá-los e torná-los inúteis até que uma senha seja digitada que decodifique os dados. Os hackers exigem um resgate para recuperar a senha, daí o nome comumente usado: ransomware. Os ataques monitorados também incluem ataques de phishing e Comando e Controle (C&C).


Os ataques de 13 a 19 de abril

Phishing é a tentativa fraudulenta de obter informações confidenciais, como nomes de usuário, senhas e detalhes de cartão de crédito, fingindo ser uma figura confiável, como um funcionário do banco ou mesmo seu colega.


Um ataque de Comando e Controle (C&C) ocorre quando os hackers tentam assumir o controle de um sistema e, em seguida, roubam ou excluem dados. Os ataques C&C também podem ser usados ​​como parte de um esquema de phishing ou como uma maneira de infectar a rede com malware.


TRÁFEGO GLOBAL


O Atlas VPN extraiu e organizou os dados adquiridos de uma gigante de segurança cibernética Akamai, que fornece dados em tempo real sobre ataques cibernéticos sob seus clientes corporativos. Eles capturam uma quantidade significativa de ataques globalmente, uma vez que são uma das maiores plataformas de computação distribuída do mundo. Eles são responsáveis ​​por atender entre 15% a 30% do tráfego da web globalmente. 


Em média, houve 3,26 milhões de ataques cibernéticos diariamente durante toda a semana passada. A partir do gráfico acima, podemos ver que os hackers realizaram a maioria dos ataques cibernéticos em 15 de abril, com um total de mais de 3,6 milhões de tentativas de invasão. Curiosamente, a maioria desses ataques cibernéticos foram ataques de malware.


Os ataques por mês

A razão é que, geralmente, é a maneira mais fácil de se infiltrar nas redes das empresas, roubar ou congelar dados e exigir um resgate. Em média, houve 2.070.297 ataques de malware por dia durante a semana passada. Os ataques de malware representaram 63% do total de ataques. 


Em comparação, ataques de phishing e ataques de C&C representaram 11% e 26% do total de ataques, respectivamente. 


Parece que até alguns hackers tiraram o último sábado (18 de abril), já que houve -12% menos ataques do que o dia normal.


Comparado à semana anterior (6 a 12 de abril), onde o volume total de ataques foi de 23.807.517, esta semana os hackers atacaram empresas cerca de 1 milhão de vezes menos.


Nos últimos 30 dias, os cibercriminosos tentaram se infiltrar nas redes corporativas quase 100 milhões de vezes.Os hackers atacaram as empresas usando malware mais de 57 milhões de vezes.Isso representa quase 58% do total de ataques cibernéticos.


300 MILHÕES DE ATAQUES POR MÊS


Conforme mencionado na metodologia, a Akamai atende entre 15 e 30% do tráfego da web em todo o mundo. Significando, no máximo, eles são capazes de detectar menos de um terço do total de ataques.


Levando isso em conta, uma estimativa conservadora do volume total de ataques de hackers às empresas por mês pode chegar a impressionantes 300.000.000, sim 300 milhões. 


Se considerarmos o fato de que a Akamai captura apenas 15% dos ataques cibernéticos em todo o mundo, o número de ataques reais acontecendo por mês pode chegar a 600 milhões.


LEIA MAIS:



bottom of page