top of page
  • Foto do escritorDaniel Gonzales

Inteligência artificial ajuda em diagnósticos médicos

Sistema visa identificar possíveis diagnósticos de doenças sugerindo protocolos e prescrições por aprendizado de máquinas


A empresa Pixeon, uma das maiores companhias especializadas em tecnologia para saúde no Brasil, apresentou seu protótipo e prova de conceito do projeto de Inteligência Artificial, aplicada aos diagnósticos clínicos. A tendência é que sistemas do tipo virem aliados poderosos de médicos, não substituindo os profissionais, mas usando dados para auxiliar na identificação, diagnóstico e tratamento de milhares de doenças.


Sistema PICS usa inteligência artificial para ajudar médicos

A Inteligência Artificial, batizada de PICS (Pixeon Inteligência Clínica de Saúde), visa identificar em linguagem natural, texto ou voz, sintomas apresentados e identificar possíveis diagnósticos de doenças por probabilidade, sugerindo protocolos e prescrições padronizados compreendidos pelo processo de aprendizagem de máquina (ou Machine Learning).


SISTEMA PODE 'OUVIR' CONSULTAS


Imagine uma consulta médica normal. Basta se sentar no consultório e contar ao profissional as queixas de alguma dor ou sintoma, certo? Pois a PICS pode ouvir tudo e está preparada para entender informações narradas pelo paciente. Tal como um "médico virtual", ela consegue ouvir e entender o discurso durante o processo da consulta, separando informações relevantes a respeito de sintomas e outras características clínicas importantes. Incrível, não?


Máquina pode aprender cada vez mais

“O projeto da PICS visa ensinar/construir na plataforma a capacidade de fazer diagnósticos, dar sugestões ao médico de protocolos, exames, enfim, a criação de um “consultor-assistente médico”, aos profissionais da área de saúde, destaca Armando Buchina, CEO da Pixeon.


E de onde vêm os dados usados pelo sistema para dar suas opiniões e repassar as informações? Dados históricos, tabelas de doenças internacionais, base de conhecimento próprio, potencializada pela utilização de aprendizado de máquina e de recursos de processamento de linguagem natural, estão na "memória" da PICS e são informações cruzadas para que se obtenha o diagnóstico.


E mais: o sistema pode ser treinado para que aprenda cada vez mais com novas informações e sintomas que surgirem nas consultas ou no cenário da medicina mundial.

bottom of page