top of page
  • Foto do escritorDaniel Gonzales

Inteligência artificial consegue criar vídeos perfeitos a partir de fotos ou imagens

Sistema foi desenvolvido pela Samsung e consegue animar, de forma perfeita, até mesmo quadros pintados há séculos atrás


Chamado (em tradução livre) de "aprendizado realístico de fala neural", um sistema desenvolvido na Rússia pela gigante de tecnologia Samsung usa inteligência artificial para animar um rosto estático (uma foto ou um quadro), medir condições de iluminação e sombras, mapear os movimentos da boca e criar sequências perfeitas de fala e expressões de rosto, como susto, surpresa, alegria, etc - mesmo que a pessoa nunca tenha feito isso.


Até pintura ganha expressão facial e vídeo de fala com a tecnologia

Para demonstrar o poder do sistema, os pesquisadores demonstraram até mesmo uma pintura famosa, a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, "falando".


O segredo, segundo o laboratório, que apelidou o projeto de 'talking heads' (cabeças falantes) é fazer com que as máquinas compreendam a sequência da fala do cérebro humano, e a reproduzam por meio de códigos de computador. Depois, eles são aplicados às fotografias ou quadros.



TECNOLOGIA CAUSA PREOCUPAÇÃO


Ao menos por enquanto, a tecnologia não será lançada comercialmente. Sites especializados chamaram a atenção para a perfeição da aplicação - que poderia ser usada para gerar vídeos fake de pessoas falando o que nunca disseram, tornando impossível distinguir de gravações reais.


Os pesquisadores viram potencial dessa tecnologia em uma série de aplicações, incluindo videogames, filmes e TV. "Essa capacidade tem aplicações práticas para telepresença, incluindo videoconferência e jogos multi-player, bem como a indústria de efeitos especiais", escreveram eles.

bottom of page