top of page
  • Foto do escritorDaniel Gonzales

Inteligência artificial consegue reduzir a pressão arterial de hipertensos; entenda

Solução inovadora permite integrar todo o histórico médico dos pacientes para melhorar o tratamento


A integração de dados e análise avançada são duas tendências de gestão para a área de saúde. E uma solução baseada em inteligência artificial, análise de dados e aprendizado de máquinas obteve reduções médias de quase 5% nos valores de pressão sanguínea sistólica e 3,5% na pressão sanguínea diastólica, em pacientes que possuem hipertensão. A amostra incluiu um total de 155 pacientes.


Trata-se do sistema denominado HCEPRO, desenvolvido pela empresa Minsait, do grupo Indra, uma das principais empresas globais de transformação digital. O sistema já funciona na Europa e agora é apresentado ao mercado brasileiro.


BIG DATA MELHORA A SAÚDE


O HCEPRO também tem a capacidade de integrar dados entre diferentes níveis do setor de saúde. A solução funciona, assim, melhorando a qualidade do atendimento, segurança clínica, reduzindo custos e as chances de piorar a saúde da população. Outro benefício é a análise avançada, forte tendência de gestão para a área de saúde.


Big data possibilita a melhoria no sistema de consultas e na saúde em geral da população


Isso é possível graças a implantação de um processo de assistência médica a pacientes com doenças crônicas, que antecipa o agravamento de sua saúde por meio de monitoramento ambulatorial e internação hospitalar, usando protocolos estabelecidos para todas as áreas. Além disso, o sistema reduz significativamente o deslocamento e as consultas presenciais.


Em projetos realizados na Europa, o sistema de saúde realiza dois outros processos de atendimento nas áreas de internação domiciliar e hospitalar. Na Galícia, por exemplo, o software disponibiliza um histórico clínico online para os profissionais de saúde acessarem dados de pacientes que necessitam de Home Care e, assim, atualizarem os registros deles de forma remota.


Com isso, alguns dos benefícios observados são a redução do uso de papel e a diminuição na espera para obter a medicação. Já na parte de internação hospitalar, o sistema exibe todo o histórico clínico do paciente, melhorando o atendimento e estabelecendo o tratamento que melhor se adapte às suas necessidades.

bottom of page