• Daniel Gonzales

iOS 14 é revelado pela Apple com uma série de mudanças; conheça

Sistema operacional ganhou uma série de novidades para os donos de iPhones interagirem com os apps


A Apple anunciou nesta segunda-feira (22 de junho), durante sua conferência anual de desenvolvedores - a WWDC, que neste ano foi online - as novidades e recursos do iOS 14, sistema operacional móvel que equipa os iPhones.



Os novos recursos aparecem principalmente na forma de interação com os aplicativos. O sistema ganhou novos meios de organizá-los e um interessante recurso chamado "App Clips", com o qual passa a ser possível baixar apenas partes de apps, caso você não vá usar tudo que aquele determinado software faz.


Pela primeira vez, também, o iOS ganha a capacidade de exibir vídeo em um quadro separado na tela enquanto o dono do iPhone faz outras tarefas, algo que o Android já faz há anos.


Conheça as novidades:


O novo App Library

App Library: quando ativado, esse recurso faz o iPhone organizar automaticamente os aplicativos em coleções ou pastas (jogos, redes sociais, trabalho, etc). A ideia é reduzir a bagunça e a dificuldade para achar aplicativos, especialmente para quem tem muitas páginas de apps.


App Clips: partes de apps

App Clips: recurso bastante interessante que cria a possibilidade de você baixar apenas parte de um app maior, caso vá usar apenas um ou outro recurso. Essa "parte" do aplicativo maior vai aparecer no formato de um card. Um exemplo: caso use apenas um ou outro efeito de um editor de fotos, você poderá escolher apenas o que irá querer baixar, evitando ocupar espaço precioso na memória de seu iPhone. A Apple estabeleceu que cada card poderá ter, no máximo, 10 MB de tamanho.


PIP era recurso há muito esperado no iPhone

PIP (vídeo picture-in-picture, em segundo plano): o iOS 14 traz, pela primeira vez aos smartphones da Apple, um recurso há muito esperado (e que o Android já tem há anos): assistir vídeo em um quadro menor, que pode ser movido pela tela, enquanto você faz outras coisas. Apps como o YouTube e o Netflix são compatíveis com essa modalidade no Android, mas ainda não se sabe o que vai suportar a funcionalidade no iOS.


Widgets ganham espaço no iOS 14

Widgets: também em uma abordagem aproximada ao Android, os Widgets de tela inicial ganham relevância no iOS. A partir da versão 14 do sistema, passam a ser muito mais configuráveis, inclusive no tamanho que podem ocupar junto dos apps.


Outras melhorias compreendem: mais "inteligência" na Siri (assistente virtual por meio de voz) e novas guias no app Mapas, que passará a mostrar serviços e sugestões locais em cidades.


LEIA MAIS

+ Acompanhe o Instagram da Coluna High Tech

+ Ouça e assine nosso podcast

+ Siga High Tech no Twitter

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

Receba nossas atualizações

© 2019 por High Tech - Informação de Tecnologia.