• Daniel Gonzales

Malware no Android rouba dados de clientes de bancos do Brasil

ALERTA: empresa de segurança digital Avast detectou código malicioso em apps falsos


WannaHydra é o nome de um malware de Android que foi encontrado pela empresa de segurança Avast em aplicativos falsos ou cujo download tenha sido feito fora da Google Play Store.


Vírus chamou atenção por ser voltado a roubo de dados de brasileiros

O que chamou a atenção da empresa foi que o vírus estava programado para roubar dados bancários dos usuários brasileiros. Os principais alvos são os aplicativos dos bancos Santander, Itaú e Banco do Brasil.


Além dos aplicativos baixados de terceiros - e por isso vale a dica para que nunca se baixe nenhum fora do ambiente da loja oficial - os pesquisadores da Avast suspeitam que o malware esteja se disseminando por meio de sites maliciosos.


O ATAQUE


Quando o malware é instalado, ele emite um alerta falso para o usuário informando que há um problema com os dados de sua conta bancária.


Como isso a vítima refaz o login, informando dados de sua conta, que são enviados diretamente para a quadrilha.


O vírus traz reproduções perfeitas das telas iniciais dos apps dos três bancos citados, e por isso é muito fácil cair no golpe.


Vale reforçar as dicas: nunca baixe apps de fontes desconhecidas; altere suas senhas bancárias com certa frequência; evite ao máximo visitar sites suspeitos; e mantenha regularmente um backup completo de seus dados.


  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

Receba nossas atualizações

© 2019 por High Tech - Informação de Tecnologia.