- Daniel Gonzales
Malware no Android rouba dados de clientes de bancos do Brasil
ALERTA: empresa de segurança digital Avast detectou código malicioso em apps falsos
WannaHydra é o nome de um malware de Android que foi encontrado pela empresa de segurança Avast em aplicativos falsos ou cujo download tenha sido feito fora da Google Play Store.

O que chamou a atenção da empresa foi que o vírus estava programado para roubar dados bancários dos usuários brasileiros. Os principais alvos são os aplicativos dos bancos Santander, Itaú e Banco do Brasil.
Além dos aplicativos baixados de terceiros - e por isso vale a dica para que nunca se baixe nenhum fora do ambiente da loja oficial - os pesquisadores da Avast suspeitam que o malware esteja se disseminando por meio de sites maliciosos.
O ATAQUE
Quando o malware é instalado, ele emite um alerta falso para o usuário informando que há um problema com os dados de sua conta bancária.
Como isso a vítima refaz o login, informando dados de sua conta, que são enviados diretamente para a quadrilha.
O vírus traz reproduções perfeitas das telas iniciais dos apps dos três bancos citados, e por isso é muito fácil cair no golpe.
Vale reforçar as dicas: nunca baixe apps de fontes desconhecidas; altere suas senhas bancárias com certa frequência; evite ao máximo visitar sites suspeitos; e mantenha regularmente um backup completo de seus dados.