- Daniel Gonzales
Novo app oferece tutores 24h para tirar dúvidas de estudantes
Atualizado: 31 de Mai de 2019
TutorMundi é utilizado por grandes grupos de educação e já atendeu mais de 10 mil alunos
As dúvidas escolares podem ser uma fonte de angústia para os alunos de Ensino Fundamental e Médio. Quando se acumulam, dificultam o acompanhamento, o que traz frustração, ansiedade e notas baixas, especialmente para quem não pode contar com aulas particulares ou de reforço.

Auxiliar os estudantes nessas dificuldades típicas da sala de aula é a proposta da TutorMundi, plataforma online que oferece plantão de dúvidas e monitoria em todas disciplinas do currículo acadêmico, em tempo real. Criada pelo empreendedor Raphael Coelho, o aplicativo conecta rapidamente os alunos a universitários garimpados entre as melhores faculdades do país. Cursando as graduações mais concorridas de instituições como ITA, USP, UFRJ e IME, os universitários ou tutores (como são chamados), auxiliam os estudantes em qualquer dificuldade que tiverem.
A plataforma nasceu a partir da constatação de seu fundador, um engenheiro de controle e automação que já se aventurou a ensinar Matemática e Física em colégios de Santa Catarina, onde viveu por muitos anos. “Muitos alunos que saem da aula com dúvidas já tentaram saná-las com colegas ou professores, sem sucesso”, conta. “Os tutores são apenas alguns anos mais velhos que os usuários, mas dominam os conteúdos e conseguem compartilhar o conhecimento de maneira assertiva e atraente”.
COMO FUNCIONA
A partir da contratação de um plano individual de R$ 49,90 mensais, é possível ter acesso ilimitado à plataforma, inclusive 24 horas por dia. Por meio da web ou app no celular; o aluno informa a dificuldade e aguarda que um tutor se prontifique a auxiliá-lo. Em mais de 90% das perguntas, os estudantes encontram um tutor em menos de cinco minutos. A interação se dá por meio de recursos de áudio, vídeo, foto e texto, conforme a necessidade. A plataforma ainda mantém um blog com dicas bem legais sobre disciplinas do ensino médio.
“Mais do que resolver dificuldades, queremos despertar nos jovens o gosto pelo aprendizado”, afirma Coelho. “Como professor, percebi que muitos alunos gostavam de estudar, mas não tinham o suporte necessário para isso, nem em casa, nem na escola. Nossa missão é transformar esse cenário”.
A TutorMundi reúne atualmente mais de 2 mil tutores e já atendeu aproximadamente 10 mil alunos, oriundos do ensino público e privado. “Mais de 30% da nossa base de usuários pagantes usam o serviço toda semana para postar dúvidas. Acredito que seja o melhor engajamento do mercado”, informa Coelho. Também há a oportunidade de os interessados se transformarem em tutores.
Os bons resultados fazem com que a TutorMundi seja adotada por importantes instituições de ensino de Santa Catarina, onde seu fundador viveu por muitos anos, entre as quais o Grupo Energia (maior do Estado), COC Santa Catarina, Rede Adventista e Colégio e Curso Tendência. “Nossa intenção é expandir ainda mais no Brasil e atender a outros países na América Latina”, finaliza o empreendedor.