top of page
  • Foto do escritorDaniel Gonzales

Playdate, novo miniconsole de games, terá títulos por temporada

Equipamento chega em 2020 com proposta diferenciada e tela em preto e branco

A empresa Panic, conhecida por criar softwares para Mac e iOS como Coda (para desenho e criação de sites) e Transmit (um cliente para transferência de arquivos), bem como o popular jogo Firewatch, anunciou um novo sistema de jogos portáteis que será lançado em 2020. Ele é chamado de Playdate.

Design tem inusitada manivela

Trata-se de um console portátil que, segundo a empresa, não é destinado a competir com outros consoles, mas "apenas para passar o tempo entre outras atividades".

O design do Playdate traz uma tela de 2,7 polegadas, em preto e branco, de baixa potência - uma LCD muito simples fabricada pela Sharp. Tem uma resolução de 400x240 e não possui luz de fundo. Em vez disso, o display é altamente reflexivo e usa luz ambiente. A tela pode parecer arcaica no mundo de hoje, mas o painel preto e branco de baixa resolução é parte da experiência. Os controles são simples, consistindo de um pad direcional e dois botões A e B. E ainda há uma inusitada manivela. Seu uso é necessário em alguns jogos, e alguns títulos, como o Crankin's Time Travel Adventure, dependem exclusivamente dela.


JOGOS JÁ INCLUÍDOS NO PREÇO

Falando de jogos, a forma como os jogos serão distribuídos talvez seja ainda mais diferente do que a presença de uma manivela. O Playdate virá com uma "temporada" de 12 jogos, já incluídos no preço do console.

Quando o console for lançado, ele virá com um jogo, o Crankin's Time Travel Adventure. E, depois, toda semana o console receberá um novo jogo. Os títulos ainda não foram divulgados - serão uma surpresa para os compradores, diz a empresa.

Uma vez baixados, os jogos permanecem para sempre no console. E a empresa promete outras temporadas caso a resposta dos compradores seja positiva.


O dispositivo vem com entrada USB para recarga, bluetooth e wi-fi, para download dos games. O preço? 149 dólares (cerca de R$ 650), e é bem pouco provável o lançamento no Brasil.


Gostou?

bottom of page