top of page
  • Foto do escritorDaniel Gonzales

Psicopedagoga diz que pais devem orientar de perto o uso da internet pelos filhos

Dias dos Pais pode ser uma oportunidade para melhorar a presença dos pais na navegabilidade dos filhos, afirma especialista


Colocar limites no tempo em que os filhos passam conectados à internet é um dos desafios da vida moderna - por mês, as crianças brasileiras passam cerca de 25 horas no YouTube, mostrou pesquisa recente publicada pelo AppGuardian, aplicativo de controle parental, feita com crianças entre 5 e 15 anos.


Dispor de tempo para acompanhar os filhos neste processo é fundamental, assim como a imposição por parte dos pais de regras para a nem sempre fácil relação filho-internet e controle de novas tecnologias, diz a psicopedagoga Regina Lima, especialista em Altas Habilidades pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro),


“Os pais não devem ter dificuldade em aplicar regras básicas em relação ao uso da internet. É importante se inteirar desse novo universo, que não é tão novo assim, para que possa guiar seu filho nessa nova esfera de relação”, orienta Regina Lima.


DIÁLOGO É O MAIS IMPORTANTE


A especialista esclarece que, por mais que o próprio pai não se sinta confortável pelo fato de seus filhos, por vezes, terem mais conhecimento que ele, deve superar esse sentimento para que possa dar apoio e prevenção no ambiente virtual, como faz no presencial.


“É bom ressaltar que a instalação de filtros e de outros controles nem sempre surtem o efeito desejado que se imagina. O diálogo franco é importante para ajudar na internalização dos prós e contras que se depara navegando na internet”, alerta a psicopedagoga.


Regina Lima, no entanto, ressalta que muitos riscos podem ser específicos com o uso de algumas ferramentas e com outras não. “Por isso todo cuidado é pouco. É importante não divulgar dados pessoais. Não é com isso que não se deve encorajar a criança ou jovem a vivenciar o acesso às informações; pelo contrário, as de boa qualidade enriquecem e geram efeitos positivos, como se tornar responsável e ético com o uso mais seguro das tecnologias digitais”, salienta a especialista.


Por fim, a psicopedagoga propõe que por um determinado tempo é necessário, sim, que o pai seja o fiel da balança nessa relação; que ao agir assim, com amor e respeito, às necessidades do filho, o pai criará um clima agradável e mais próximo nessa relação tão especial entre pai e filho.


“A função do pai tem se ampliado bastante ao passar dos anos. As obrigações com os filhos estão além das de provedor. O pai deve dispor de tempo para navegar na internet junto com o filho e tomar conhecimento das preferências que ele curte ao navegar. O Dia dos Pais pode ser uma ótima oportunidade para iniciar esse diálogo e acompanhamento."


VEJA MAIS

Twitter: @colunahightech

bottom of page