• Daniel Gonzales

5G no Brasil: podcast High Tech traz entrevista sobre a tecnologia e os primeiros testes

Podcast High Tech traz entrevista com Celso Birraque, diretor de redes da Claro, que tirou dúvidas sobre a estreia da quinta geração móvel no País


O 5G já está no ar no Brasil. Algumas regiões das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro já contam com as redes de última geração em funcionamento.


O lançamento foi realizado pela operadora Claro, em parceria com a Ericsson, multinacional sueca de telecomunicações e fornecedora da tecnologia DSS (Dinamic Spectrum Sharing, ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro).


COMPARTILHAMENTO


É essa tecnologia que permite o 5G no ar já nesse momento, antes do leilão de frequências específicas que será feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ela faz com que as faixas já em posse da operadora, e utilizadas para o 4.5G, sejam compartilhadas de forma inteligente com o 5G.


O comportamento da rede é dinâmico, e assim permite utilizar o 5G desde já, bastando que o usuário tenha em mãos o smartphone Motorola Edge, o primeiro a ser comercializado com essa compatibilidade no País. A Qualcomm é outra das parceiras do projeto, junto com a própria Motorola, fornecendo processadores compatíveis com o 5G.


High Tech conversou com Celso Birraque, diertor de Redes Móveis da Claro, e no papo você fica sabendo tudo sobre o 5G DSS brasileiro.


Ouça e assine o feed:


LEIA MAIS

+ Acompanhe o Instagram da Coluna High Tech

+ Ouça e assine nosso podcast

+ Siga High Tech no Twitter

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

Receba nossas atualizações

© 2019 por High Tech - Informação de Tecnologia.