top of page
  • Foto do escritorDaniel Gonzales

5G deverá ultrapassar 4G LTE em mais de dois bilhões de conexões na primeira década

A expansão global do 5G dispara: atinge 1,4 bilhão de conexões até o final do segundo trimestre de 2023, com uma projeção ambiciosa de 8 bilhões de assinaturas até 2028


O 5G não é apenas a geração de tecnologia celular sem fio de crescimento mais rápido; está a caminho de se tornar a mais amplamente adotada no mundo, ultrapassando o 4G LTE em mais de 2,5 bilhões de conexões em 2028, de acordo com a 5G Americas, a voz oficial do 5G e além nas Américas, e dados da consultoria Omdia.




Em apenas seis meses, o mundo testemunhou uma adição surpreendente de 331 milhões de novas ligações 5G, elevando o total global para impressionantes 1,4 bilhões. Este aumento na adoção e nas implementações de redes prepara o terreno para uma maior aceleração, com projeções indicando uma aproximação iminente à marca dos 2 bilhões até ao final de 2023. Até 2028, a última previsão da Omdia prevê 8 mil milhões de ligações 5G, ultrapassando o crescimento da primeira década de LTE em mais de 2,5 bilhões de conexões.


Conectividade avançada


Chris Pearson, presidente da 5G Américas, declarou: "O fenomenal crescimento global das conexões 5G ressalta a demanda insaciável por conectividade avançada. Com 1,4 bilhão de conexões e aumentando, estamos testemunhando o poder transformador da tecnologia 5G à medida que a indústria se concentra na integração da conectividade 5G em novos dispositivos e serviços nesta era de inovação."


A América do Norte continua liderando a corrida 5G. No final do segundo trimestre de 2023, a região ostentava impressionantes 151 milhões de conexões 5G e robustas 496 milhões de conexões LTE. A taxa de penetração 5G na América do Norte atingiu excepcionais 40%, com uma taxa de crescimento de 25,5% no primeiro semestre de 2023.


Kristin Paulin, analista principal da Omdia, disse: "5G autônomo está sendo implantado pelas operadoras norte-americanas e trará avanços como fatiamento de rede, comunicações ultraconfiáveis ​​e de baixa latência e comunicações massivas de tipo de máquina, que impulsionarão o crescimento com esta geração de tecnologia avançar."



América Latina


Na América Latina e Caribe, o crescimento das redes 4G LTE permanece robusto, com uma taxa de crescimento trimestral de 1,9%, equivalente a 10,6 milhões de novas ligações LTE no segundo trimestre de 2023.


As ligações LTE totalizam agora 565 milhões para a região. Além disso, a região deverá triplicar as suas ligações 5G até ao final de 2023, atingindo um total de 62 milhões. A região da América Latina continua a expandir a cobertura e a implantação da rede 5G, com projeções indicando um aumento significativo para um total de 501 milhões de conexões 5G até 2028.


LEIA MAIS



De acordo com Jose Otero, vice-presidente do Caribe e América Latina para 5G Américas, "4G LTE e 5G estão em diferentes estágios de implantação tecnológica e ciclos de mercado na América Latina. Ambos são muito importantes para as necessidades atuais e futuras de conectividade da região. Embora o 4G está difundido em toda a área, a nova geração móvel está ganhando força em países que atribuíram espectro para a construção de redes 5G. Brasil, Chile e Porto Rico estão experimentando uma adoção acelerada do 5G, com países como a República Dominicana, Guatemala, Peru e o Uruguai também ampliando a cobertura populacional da tecnologia."


OS NÚMEROS DO 5G (Em total de redes)


5G:

Globais: 287

América do Norte: 17

América Latina e Caribe: 29

4G LTE:

Globais: 707

América do Norte: 17

América Latina e Caribe: 31

bottom of page