Flyzoo Hotel, do Grupo Alibaba, troca chaves por reconhecimento facial; atendimentos são feitos por robôs
Vem fazendo enorme sucesso na China - mas especificamente em Hangzhou - um hotel de 290 quartos criado e operado pela gigante da internet chinesa, Alibaba.
O Flyzoo Hotel tem tecnologia para todo lado, e é um campo de provas para tecnologias desenvolvidas por divisões da empresa, cujo ramo principal é o comércio eletrônico, mas que também vem investindo em robótica, novos meios de pagamento e internet das coisas.
O hotel foi criado em parceria com a plataforma digital de reservas hoteleiras do grupo, a Fliggy.
No app do Fliggy, o cliente pode selecionar o andar específico em que quer ficar, e até a vista do quarto. O hóspede também pode “caminhar” virtualmente pelo hotel e conhecer seu quarto antes de sair de casa.
EXPERIÊNCIA DIGITAL
Chegando no hotel, terminais automatizados escaneiam o passaporte e liberam o hóspede para o quarto. E a abertura funciona por meio de reconhecimento facial. Com as fotos tiradas na chegada, basta olhar para as câmeras, abrir portas, adquirir produtos e serviços, etc.
Nos elevadores, basta olhar para a câmera para ser transportado ao andar correto. No quarto, uma assistente virtual ajuda a regular a luz, temperatura, abrir e fechar cortinas, ligar a TV, informar a senha do wi-fi e pedir comida.
ROBÔS
O serviço de quarto é realizado por robôs, que transportam os alimentos pedidos pelos clientes. Apenas a organização das camas é feita por humanos.
Na hora de ir embora, é só fechar a mala e sair. O check-out é feito automaticamente - e, caso tenha sido comprado algum produto extra, o pagamento cai direto no cartão do cliente, por meio de reconhecimento facial.
VEJA MAIS
Instagram: @colunahightech
Facebook: facebook.com/colunahightech
Twitter: @colunahightech