top of page
  • Foto do escritorDaniel Gonzales

Surgem os primeiros smartphones com a câmera de selfie embaixo da tela

Fabricantes chinesas antecipam o futuro e apresentam aparelhos "100% tela"

A próxima grande inovação em dispositivos móveis está chegando. As empresas chinesas Oppo e Xiaomi acabam de exibir protótipos de smartphones com o conceito "100% tela" - com as câmeras da frente escondidas embaixo do display. Ainda não há previsão de quando os celulares com essa tecnologia chegarão ao mercado.


Tecnologia deve se tornar tendência, mas ainda não tem data certa para ser lançada

Foi a Apple que, no iPhone X, lançou o conceito de 'notch' - o entalhe na tela para abrigar a câmera frontal, de modo a obter um espaço extra. Depois copiado por uma série de fabricantes de celulares Android, em diversos tamanhos e formatos, o notch nem sempre agradou a todos.

Outras empresas optaram por soluções criativas para não comprometer a tela, como câmeras deslizantes ou que se projetam para fora (como a Asus no recém lançado Zenfone 6 e a própria Oppo em outros modelos, tal como o Find X), um conceito como os velhos celulares de slider e com resultado muito bonito, no qual toda a tela desliza (como a própria Xiaomi, no Mi Mix 3) ou furos recortados na tela (como a Samsung na linha Galaxy S10).

Com a chegada da câmera de selfie embaixo da tela, há dois grandes benefícios: não há nenhum comprometimento da tela frontal e acaba a preocupação com partes móveis, que podem quebrar com o tempo.

DIFERENÇAS

As duas empresas postaram vídeos no Twitter mostrando suas criações.

No protótipo da Oppo, a parte superior da tela escurece assim que a câmera frontal é acionada, possibilitando o uso.



Já no aparelho da Xiaomi, não há nenhum sinal na tela, pelo que dá para observar no vídeo - a câmera simplesmente funciona por baixo do display.



Pelos vídeos, observa-se que ainda há o que melhorar, pois a qualidade da imagem, aparentemente, não é perfeita.

Porém, a tendência é irreversível e deve se tornar padrão ao menos entre os smartphones topos de gama em alguns meses.

bottom of page